Top Ten Tuesday: Metas de leitura para 2013

ttt2013

Pois é… esse era o TTT da semana passada. Mas Lucy e eu resolvemos trocar a data, por motivo de força maior, mas não trocar o tópico. E esse tópico, caindo justamente pra mim, é meio irônico, já que eu nunca consigo cumprir a meta. Não importa se a meta é ambiciosa ou singela, o fato é que eu não vou cumprir. Se é uma lista já pronta, eu vou trocar a lista toda no meio do caminho. Se é número, pior ainda. É só cair um George R.R Martin na mão pra me deixar de ressaca por três meses e lá se vai a lista pras cucuias. Eu até estava pensando em inventar alguma meta boba, só para esse tópico, do tipo não ler ou só ler em 2013 autores que tenham a letra R no nome, por exemplo, e tentar cumprir no decorrer do ano, só pra ver se conseguia.

No entanto, semana passada, aconteceram algumas coisas muito chatas, que alguns de vocês devem saber: uma certa editora ai, cujo único mérito era publicar autores nacionais, além de dar o calote nesses autores (uma completa falta de respeito com o trabalho deles) resolveu parar de publicar material produzido aqui. Claro que o mesmo não se aplica para qualquer porcaria que venha de fora.  Afinal, o que se produz no Brasil nunca presta, não é mesmo? Segundo a Karen me contou o nível da discussão que rolou devido ao fato chegou ao ponto de comparar literatura nacional com Dolly. Literatura agora é refrigerante? Eu não sabia que literatura dava celulite, mas enfim… O que se vai fazer se o cara foi ensinado desde pequeno que só Coca Cola é que é bom? O coitado nunca vai saber o valor de um Guaraná Antártica. But who cares? Quanto a dita editora, estou boicotando. Nunca mais compro livro nenhum dela e vou recomendar a quem puder que façam o mesmo. Meu protesto é quixotesco? Sim, e dai? Tão bom lutar contra moinhos de vento!

E o que o TTT tem a ver com tudo isso? Simples assim: LITERATURA NACIONAL É PARA FORTES! E dessa vez vou cumprir minha meta! Somente um livro por mês, não é muita coisa. É algo possível! E TODOS, ABSOLUTAMENTE TODOS ESSES LIVROS SERÃO LIVROS DE AUTORES BRASILEIROS. Clássicos e novos, independente de gêneros. E, mais que isso, cada livro vai ganhar uma resenha aqui. Não lerei nenhum livro que não seja nacional (exceto,  claro, se sobrar tempo, para terminar Ulysses e Dança dos dragões que ainda não terminei, mas que não serão minha prioridade).

Já tenho alguns nomes pra começar essa lista:

José, do Rubem Fonseca

Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo, de Mário Magalhães

1968: o ano que não acabou, de Zuenir Ventura (releitura) e 1968: o que fizemos de nós, também de Zuenir Ventura

Diálogos impossíveis, o novo do Luis Fernando Veríssimo

Estorvo, Chico Buarque

Aceito mais seis sugestões. ^.^ Na falta delas, enveredarei pelo caminho dos novos autores que estão sendo publicados por outras editoras mais simpáticas.

E a primeira resenha do ano será de Leite derramado, que só não entra nessa lista por que foi o último livro que li no ano passado.

No mais, um feliz 2013!!!

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Karen disse:

    Mi, tu é muito linda. Te adoro! *abraçando bem apertado*
    Bem, vou te indicar alguns pra essa lista linda de livros brasileiros: Mario Prata (porque eu sempre o indico! hahahaha) , em especial O Diário de um Magro; Lycia Barros (se estiver no clima de um romance YA, sugiro A Garota do Outro Lado da Rua), Douglas Eraldo (que está com um livro de zumbis que segundo o Felipe é MUITO bom e é o próximo na minha lista), tem também um que vai sair pela Draco por uma tal de Melissa de Sá, conhece? hahaha Uma antologia chamada Excalibur. E bem, só pra não deixar de fazer meu jabá, indico o Noites Negras (que já vi que tu comprou) e a antologia Dragões da Draco. 🙂
    E só pra constar o óbvio, adorei o post!

  • Isadora disse:

    Achei isso super fofo, então vou te dizer alguns livros que estão na minha wish list, mas que ainda não li: tooodos os livros da Paula Pimenta! Clarisse na cabeceira, Capitães de areia e são esse que nesse momento eu lembro, mas depois eu dou uma passadinha aqui, dizendo os outros 😉

  • Mi disse:

    Eu aaaaaaaamo Capitães da areia, Isadora.
    Obrigada pelas sugestões, gurias. Estão anotadas. Acho que a coisa vai render. OBA!!! bjks para ambas.

  • Lucy disse:

    Mi, querida da Lu! 😀
    Pior que não sei qual livro recomendar pra vc, às vezes acho que vc já leu todos! hahaha
    Gostei muito da sua lista e pelo menos sua meta não é nada impossível de se realizar! Boa sorte! \o/
    Bjos bjos

  • Melissa de Sá disse:

    Como assim eu não to sabendo do babado dessa editora?????? Que editora é???? ALGUÉM ME COLOCA POR DENTRO DESSE ASSUNTO!!!!

    Enfim, enquanto editoras tiverem essa postura ridícula em relação à literatura nacional, nunca seremos realmente valorizados. Mas o mais triste é saber que muita gente que escreve não lê livro brasileiro. Dá pra entender isso?

    Mi, eu recomendo você dar uma olhada nas publiações da Draco. Tem muita coisa legal por lá. De cabeça assim, eu recomendo a Ana Lúcia Merege e o Gerson Lodi-Ribeiro. E eu recomendo também os contos da Karen Alvares, claro. rs

    bjs e parabéns pela meta nada difícil de realizar!

  • Camila Leite disse:

    Ah que legal sua meta. Eu já parei de fazer as minhas porque já ultrapassei o limite. hahah
    Enfim, literatura nacional é o que há! 🙂
    Boa sorte.
    Beijos

    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinho.com

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem