Top Ten Tuesday: Os dez livros mais originais

ttt2013

Tem livros que são incríveis e você fica imaginando “como o autor pensou nisso?”. Na verdade, nada é 100% original, não há como, os livros são inspirados em algo ou em outros livros, autores, ideias, sei lá… porque há muita coisa por aí, muita. Mas é como dizem, o importante é a forma como você aborda a questão. E tem certos livros que são incríveis nisso.

Lembrando que o Top Ten Tuesday é uma iniciativa do blog The Broke and the Bookish!

O_LADRAO_DO_TEMPO_1389243421PO_ANDARILHO_DAS_SOMBRAS_1339522495PJARDIM_DE_ESCURIDAO_1354475400PA_FERA_INTERIOR_1379213956PA_CASA_DO_CEU_1381354874P
 

Dias Perfeitos, Raphael Montes

Terminei de ler esse livro em dois dias (resenha em breve por aqui). A ideia do livro não é tão original assim, mas, é como falei ali em cima: é o jeito que o autor aborda a questão… Gente, é de matar – literalmente, acredito. Simplesmente de cair o queixo. O livro fala sobre um homem obcecado por uma garota; ele a sequestra e os dois seguem em uma viagem perturbadora. As consequências disso, porém… são terríveis e eu nunca imaginaria o que acontece no final.

Brilho – Eu busca de um novo mundo, Amy Kathleen Ryan

Brilho é uma história essencialmente sobre jovens presos em uma espaçonave, no meio do universo, sem ao menos conhecer a Terra. Aborda assuntos seríssimos como religião, política, maternidade, fanatismo, tudo de um jeito excepcionalmente criativo e envolvente. Não leu?! Leia! Tem que ler! Aproveita e lê também a resenha e aproveita que tem sorteio do livro rolando no blog.

Menino de Ouro, Abigail Tartelin

Tá aí, Menino de Ouro é um livro que até o tema é original: intersexualidade. Bem, pelo menos eu jamais tinha lido algo sobre esse assunto. O livro fala sobre um garoto que, na realidade, possui os dois sexos. Sim, é isso mesmo: os dois sexos. E o livro aborda esse assunto de maneira responsável, sensível e familiar; toca em pontos muito importantes, como amor, maternidade, paternidade, família, responsabilidade médica, mostrando os diversos pontos de vista. Recomendadíssimo. Leia a resenha.

Precisamos falar sobre Kevin, Lionel Shriver

Um livro com um assunto extremamente polêmico, abordado de maneira criativa e, preciso dizer, genial. O livro todo são as cartas de uma mulher, a mãe de Kevin – um garoto que simplesmente assassinou um monte de adolescentes no seu colégio em um massacre assombroso. Nas cartas para o marido e pai de Kevin, ela vai contando sua história – e consequentemente, a do garoto, e de como tudo isso aconteceu. É de arrepiar. Vale muito a pena. Resenha aqui.

A menina que roubava livros, Markus Zuzak

Existem muitos livros por aí sobre guerra – e especialmente sobre a Segunda Guerra Mundial, os nazistas, os judeus etc. e tal. Mas você nunca leu um livro igual a esse. Pra começar, ele é narrado pela Morte. Sim, pela Dona Morte mesmo. Só isso já é super mega original, mas o autor foi além: mostrou o lado dos alemães que viveram esse período tenebroso da história, das pessoas humildes que não queriam que nada daquele horror acontecesse… Tudo pelos olhos da Morte, que resolve contar a vida de uma menininha que aprendeu a ler… roubando livros. Incrível, tocante, sensível, emocionante. Muita gente já leu (ou viu o filme agora), mas, se você não leu, leia! Tem resenha no blog também.

A_ILHA_DOS_OSSOS_1392921994PMANUAL_PRATICO_DO_DIO__1389312074BO_HAICAI_DAS_PALAVRAS_PERDIDAS_1384444418PFENIX__A_ILHA_1391111022PSTARTERS_1342625638P
 

Jogador Nº 1, Ernest Cline

Esse livro é INCRÍVEL, minha gente. Incrível, sensacional, excepcional! Ele inteirinho é um… jogo! Ele é sobre uma competição para encontrar um easter egg em uma realidade virtual – tipo The Sims – onde as pessoas vivem de verdade. Quer dizer, o mundo verdadeiro é uma porcaria, tudo destruído, e as pessoas vivem a vida delas dentro dessa realidade virtual, esse jogo. E o criador deixa pistas dos anos 80 (ANOS 80, GENTE!) para chegar a esse prêmio. É sensacional, simples assim. Um dos melhores livros da minha vida! Resenha.

Marina, Carlos Ruiz Zafón

Marina é um livro tão, tão, tão criativo e diferente que eu nem sei por onde começar… quer dizer, tudo nele é especial! Zafón tem a habilidade invejável de conseguir reunir, em um único livro, diversos gêneros: aventura, romance, mistério, drama e até mesmo terror. Ele cria histórias dentro de histórias e emociona de um jeito que é impossível explicar, só sentindo mesmo. Recomendo com muita, muita força. Leiam a resenha e entendam um pouco esse sentimento.

O Jantar, Herman Koch

Como diz o título, a história toda se passa em um jantar. Dois casais se reúnem em um restaurante chique e o que parecia ser apenas uma noite de comes e bebes e conversas amenas se transforma em algo surpreendente e assustador. Sério, gente, é de arrepiar. Você não consegue imaginar o rumo que esse jantar vai tomar… só lendo mesmo pra entender. E outra: os capítulos e as partes são divididas de acordo com o menu, ou seja, entrada, prato principal, sobremesa, etc. Incrível! Ah, e tem resenha no blog!

Passarinha, Kathryn Earskine

Esse é aquele tipo de livro que a gente tem vontade de abraçar, sério. É lindo. O livro é narrado sob o ponto de vista de uma garotinha especial e muito querida, que possui Síndrome de Asperger, uma forma mais suave do autismo. E tudo nesse livro é sensível e criativo, ele é repleto de trocadilhos e relacionamentos com outras mídias e ideias, e você realmente se sente no lugar dessa querida e entende o que é o autismo. Tem resenha aqui e também uma cartinha que fiz para a personagem, a Caitlin.

Nada, Janne Teller

Jamais li nada como Nada. Este é um livro perturbador e muito original. Ele é sobre um grupo de garotos e garotas que tentam provar a um colega que as coisas têm sim importância. Eles constroem uma pilha de significados, buscando de cada um o que aquela pessoa mais se importa. Porém, essa pilha, aos poucos, se torna algo horrível… e macabro. Incrível. Leiam a resenha.

E vocês? Quais foram os livros mais originais que já leram?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Tami disse:

    Gostei da lista! Dos que já li (Marina, A menina que roubava livros, Passarinha e Precisamos falar sobre Kevin) concordo plenamente e acrescento: são livros que se tornaram preferidos! Então vou dar uma olhada nestes outros.
    Dois que gostei muito, e que também acho que foram original de certa forma, foi o A vida em tons de cinza e Guerreiros da esperança.

  • Douglas Fernandes disse:

    Poxa… de todos eu ainda não li nenhum… =/
    e o pior de todos o único que eu tenho( ainda nao ta comigo, vai chegar) é A menina que roubava livros…
    um livro que eu tenho visto falar muito é Passarinha, fiquei morrendo de vontade de tenho, de ler, parece muito bacana mesmo, acompanhei em muitos blogs as postagens que falavam do autismo que é lembrado no dia 02 de Abril, inclusive dia do meu aniversário… *-*
    outro livro que gostei da sinopse ai em cima foi Nada… adoro coisas macabras… hahhaahah

  • Nayara disse:

    Adorei a lista! Dos livros que eu já li, Extraordinário e As Vantagens de Ser Invisível foram originais, pois não tinha lido nenhuma história parecida. São meus livros preferidos… daqueles que não vendo, não alugo e não empresto! hahahaha.
    Estou louca para ler A menina que roubava livros e Passarinha e agora, já coloquei na minha lista: Jogador nº1, Dias perfeitos e O jantar! Só pela breve história já fiquei mega curiosa para saber o que vai acontecer! Hahaha
    Beijos!

  • Fabiana Strehlow disse:

    Bela lista!
    Queria poder ler todos!!

  • Gustavo disse:

    Nossa, tenho mais livros pra comprar kkk T-T. Eu só tenho 4 dos 10 da lista, e agora quero os outros seis (talvez só cinco se eu conseguir ganhar brilho na promoção do site kkkk). Mas eu concordo contigo em relação a esses quatro que tenho. Nada foi um livro muito chocante pra mim. Eu adorei e odiei ao mesmo tempo, e até hoje eu meio que estou digerindo ele kkkk ate hoje me pego pensando nas coisas que li nele. Vários tapas na face kkkk.
    Passarinha eu sou apaixonado. Li a menos de três meses e quero ler novamente o mais breve possível kkk.
    A menina que roubava livros foi incrível. Tinha ele a anos e demorei pra começar ler porque achei que ia ser um lixo. Minha surpresa foi ele ser um dos melhores livros que já li. Um que ficará pra sempre na memória, principalmente com as observações casuais da morte.
    E por último, mas não menos importante, aliás, talvez o mais importante kkk, Marina. Único livro que li do autor, mas que me fez ter uma vontade imensa de conhecer todos os trabalhos dele. Ele é incrível. Marina me deu um frio na espinha diversas vezes (nunca me senti assim ao ler, só ao ver filmes). Perfeito é a palavra exata pra definir o livro.
    Agora livros que eu achei original.
    Embora ainda não tenha lido, acho a série A lenda dos guardiões bem original, já que nunca li outro livro com o ponto de vista de animais.
    Na época em que foi lançado achei Percy Jackson bem original, já que era algo totalmente novo com deuses na atualidade, hoje não é tão original com outros livros com a mesma temática.
    O livro sangue quente também foi uma ótima obra original, com o ponto de vista único de um zumbi, pena que a adaptação para filme (meu namorado é um zumbi) não condiz com a qualidade do livro.
    Outra série que amei por ser única é dragões de éter, por juntar tantos contos de fadas em um lugar só, com uma visão totalmente diferente e única dos velhos personagens, uma linda repaginada.
    E amo de paixão a série fronteiras do universo por ser a mais única que já li. Almas que tomam formas de animais e ficam fora do corpo. Foi uma série mais que incrível, espetacular, e o último livro me tirou o fôlego, tanto que li a série inteira quatro vezes (só li tão pouco porque tenho muitos pendentes kkk).
    E o livro Todo dia, foi ótimo também. Nunca havia visto nada igual a esse personagem extremamente cativante que troca de corpos todos os dias. Ele não ser uma pessoa, e sim uma alma em uma “casca” totalmente nova dia após dia foi único, e incrível. Super recomendo kkk
    Foi mal pelo texto imenso aqui kkkk fiquei empolgado kkk

  • Marília Sena disse:

    Adorei a lista! O único que eu já li foi A Menina que Roubava Livros, que é uma história bem única mesmo. Eu tenho muita MUITA m-u-i-t-a vontade de ler Brilho, já faz tempo (se brincar ele será uma das minhas próximas compras [isso se eu não ganhar no sorteio]). Passarinha foi um livro que me encantou pela proposta dele, falando sobre o autismo e tal, que como eu já falei aqui na resenha, é uma causa que me deixa bastante sensibilizada. Desde que eu vi a sua resenha sobre Nada, eu fiquei extremamente curiosa à respeito do livro.
    Permito-me citar alguns livros que, na minha humilde opinião são bem originais. No Escuro, de Elizabeth Haynes, por se tratar de um thriller psicológico que envolve uma protagonista com TOC e todas as suas particularidades. Extraordinário, por R.J Palacio, que além de original, trás muitos ensinamentos e é bastante tocante. Também poderia citar Caminhos de Sangue, que foi uma distopia que, para mim, se difere muitos de algumas outras que a gente vê por aí. Desde a escrita até as personagens.
    P.S.: Adoro esta coluna.

  • Shadai disse:

    adorei essa tag.
    só li dessa lista The Book Thief mas tenho/fiquei com curiosidade de ler vários, pois adoro temas originais: Dias Perfeitos, Precisamos falar sobre Kevin (meu irmão já leu e eu preciso ler e ver o filme), O Jantar.
    e, principalmente: Nada; no qual já tinha lido resenha e adoro, mas havia esquecido dele, então agora vou anotar p/ tentar comprá-lo quando ficar barato.

  • Lais Cavalcante disse:

    Nossa, a maioria dos livros que você citou eu concordei. Alguns autores são geniais. Os livros mais originais que eu já li foram: O Nome do Vento, O Guardião de Memórias, A menina que não sabia ler… e por aí vai.

  • Michelli Santos Prado disse:

    Que show esta tua postagem!!Já conhecia todos os livros, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deles…Tenho bastante curiosa ler Brilho e Menino de Ouro.Confesso que amo historias super diferentes e novas….
    Beijos!!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem