Top Ten Tuesday: Os dez prazeres de um leitor

ttt2013

Para um apaixonado pela leitura, como nós, ler é um dos maiores prazeres da vida. Mas um livro e o hábito de ser um leitor assíduo podem trazer outros prazeres além do “simples” ato de ler. Vamos ao nosso Top Ten Tuesday de hoje?

O Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo blog The Broke and the Bookish.

LivCultura

Visitar uma livraria

Uma das melhores coisas a se fazer para um leitor (além de ler, é claro!), é visitar uma livraria. Ver todos aqueles livros expostos, folheá-los, cheirá-los, observar as capas, conhecer os lançamentos ou simplesmente rever livros antigos, encontrar aquele que você procurava… Impossível passar em frente a uma livraria e não entrar! Eu sei que não consigo.

cheirar-livros

O cheiro de um livro – novo ou velho!

O cheiro de livros é viciante. Pode ser novo, usado, antigo, é sempre bom! Cheirar um livro antes de ler ou de comprar faz parte do ritual de leitura de muita gente. E uma recomendação: o cheiro das edições do Grupo Companhia das Letras é o melhor de todos!

estante

Observar e organizar a estante

Uma estante é uma bela maneira de decorar os cômodos da sua casa. Só observá-la já é delicioso, mas quando a gente deixa a preguiça de lado e resolve organizar… Olha, é cansativo, mas vale a pena! (Mas como é difícil se decidir como catalogar os livros. Como vocês fazem? Os meus estão por cores no momento.)

inverso-ebook

Apreciar um bom leitor digital

Ler no papel é uma delícia, mas um bom leitor digital traz outro tipo de prazer. Celulares, tablets, eles são práticos, mas um e-reader é outra experiência. Tenho o Kindle Paperwhite e recomendo pra todo mundo. A leitura é confortável, prática e deliciosa. Quem acha que não vai curtir, deveria experimentar. Nada substitui o livro de papel, o digital complementa e traz novas sensações!

comprarlivros

Comprar livros!

Sobra aquele dinheirinho ou então você separou um valor só pra livros e, tcham tcham tcham, você vai e compra aquela obra que estava a fim de ler há um tempão! A sensação é maravilhosa. E, claro, existem os impulsivos (oi, Lucy!), que vão lá, compram em um clique e logo já estão lendo seu mais novo livro. É delicioso também! A gente sabe muito bem que existem centenas de livros na estante esperando para ser lidos, mas comprar aquele livro que a gente queria é tão bom!

biscoito-doce-livro-e-café

Separar comidinhas e bebidinhas para ler

Ler é quase um ritual e, como quase todos, comidas e bebidas estão envolvidas. Um cafézinho, chá, chocolate quente… um biscoito, pãozinho, frutas, chocolaaaate… Hummmm!

postit

Escrever uma resenha/opinião

Existe algo muito gratificante em compartilhar sua opinião sobre um livro e ajudar uma pessoa a escolher sua próxima leitura (ou tirá-la de uma enrascada literária!). Também é gostoso quando você lê um livro ótimo, compartilha sua empolgação com outros leitores e, algumas vezes, com o próprio autor, que vai e lê sua opinião em algum momento (a maravilha de ler livros nacionais e estar mais pertinho dos autores brasileiros…). É um exercício de empatia, sentimento que os livros despertam em muitas esferas.

Skoob

Organizar a estante no Skoob/Goodreads

Arrumar a estante física é ótimo, mas existe também a digital, e ela traz novas experiências incríveis. Você pode colocar na estante aquele livro que leu quando era criança, que pegou na biblioteca, encontrar livros novos, ver opiniões, seguir autores favoritos, avaliar… Prático e delicioso.

CasalAficcionado_Editora_Draco_017

Ir à Bienais/ eventos de literatura

Uma das melhores coisas para um leitor é visitar aquele evento que ele tanto queria ir. A primeira vez que eu fui a uma Bienal… nunca vou esquecer! E ainda mais, a primeira vez como autora, autografando em um estande… Um sonho realizado. Ver aquele monte de livros, um espaço dedicado inteiramente à literatura, encontrar autores, ganhar autógrafos, aproveitar promoções. Tudo de bom!

clubelivro

Conversar sobre livros/ visitar blogs literários!

Um bom papo com os amigos é uma delícia. Melhor ainda se falar do nosso assunto favorito: livros! Com tanto livro bom pra comentar, por que ainda tem gente que fala mal dos outros, certo? E visitar blogs literários, interagir, é quase como fazer um clube do livro, só que virtual. Falar de livros é delícia, afinal. E é exatamente o que fazemos aqui no Por Essas Páginas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Larissa Zorzenone disse:

    Eu amo cheiro de livros. Simplesmente amo. Organizar minha estante é uma das coisas que mais me acalmam. Quando encontro alguém que gosta dos mesmos livros que eu, tenho vontade de levar pra casa hehe. São coisas pequenas e que enchem nossos corações.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

  • Juliana Salles disse:

    Ahhh to em falta no “ir a bienais”…tomara que esse ano eu consiga!! De resto me identifiquei demais!!

  • Milena Soares disse:

    Nossa, desses dez prazeres de um leitor só o de ir à uma Bienal que ainda não tive como realizar, mas com fé em Deus algum dia participo, meus livros atualmente estão organizados por editora, tamanho e autor(a).

  • Marília Sena disse:

    Se eu amei e super me identifiquei com esse TTT? SIM!!
    Todos esses prazeres são, acredito eu, unânimes entre os apaixonados por livros <3
    Só não concordo com o cheiro de livro velho (minhas alergias, socorro). Ah, e minha estante é organizada na seguinte ordem: por editora, por autor, por tamanho e, por último, por cor (mas realmente não sou muito vidrada nesse último).

  • Lana Silva disse:

    Acho que todo leitor tem um pouco de tudo que você sitou acima, quando vou na saraiva minha vontade e nunca sair de lá, mesmo que eu não compre nada adoro ir pra olhar, quantas vezes compramos livros exageradamente sendo que tem muitos ainda pra serem lidos, vivo fazendo isso.

  • Top Ten Tuesday: Os 10 prazeres de um leitor | Livros só mudam pessoas disse:

    […] Karen, no Por essas páginas […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem