Top Ten Tuesday: REWIND

O tema do Top Ten Tuesday dessa semana é livre: eu poderia escolher qualquer um dos temas já proposto pelo blog The Broke and the Bookish. Então escolhi um que eu acabei não escrevendo e achei muito interessante: 10 confissões literárias! Eu já começo me confessando que me diverti muito tentando escolher o que iria entrar na minha lista. Tentei escolher pontos diferentes da minha caminhada como leitora!

1. Primeiro, uma confissão do meu início como leitora. Bem, eu tive certas dificuldades para começar a aprender a ler. Não sei se foi porque eu comecei a aprender em casa quando ainda era do Jardim (nomenclatura antiga, mas ei, era da minha época!) e por isso eu era muito novinha. Mas, quado eu aprendi, não parei mais! Tanto que eu fui a oradora da minha turma na formatura do CA e fiquei muito feliz na época com isso!

2. Até a oitava série do Ensino Fundamental, os professores pediam um livro especial de interpretação de textos para as aulas de português (era o Português Linguagens, que eu acho que é bastante utilizado até hoje). Antes de começarem as aulas, eu  já tinha lido todos os textos do livro, alguns inclusive mais de uma vez!

3. Eu não sou a pessoa mais cuidadosa com os meus livros. Eles ficam em uma estante aberta (mas eu sempre os limpo) e não os encapo… Mas eu tenho certas regras na hora de ler um livro. Primeiro, nada de ficar abrindo muito o livro. Se a qualidade não for muito boa, as páginas caem e a capa fica toda marcada… Além disso, nada de usar aquela parte lateral do livro como marca página!!! E eu tento sempro não comer enquanto estou lendo, para não sujar as páginas.

4. Quando eu estou lendo qualquer livro e vou parar, tem que ser em uma página que termine em um ponto final. De preferência, que na outra página comece um novo parágrafo. Se não, quando eu for voltar a ler, eu acabo perdendo o raciocínio e tenho que reler a página anterior. Mas agora com o e-reader ficou mais complicado. Eu vou parar e então percebo que faltam poucas páginas pra terminar o capítulo. Leio até o fim e depois quero ler o próximo porque aquele final foi tão bom…

5. Se eu te emprestei meu livro, parabéns, é porque eu tenho MUITA confiança em você! Além disso, você faz parte do grupo muito restrito de pessoas que a Lany-empresta-livros. Sério, eu sou muito chata com isso. Afinal, eu quero o meu livro de volta e quero meu livro INTEIRO. Claro que se acontecer um acidente, eu não vou ficar com raiva da pessoa… Ah, e livros autografados eu simplesmente não empresto.

6. Eu acho que isso acontece com todo mundo que ama ler: eu acabo achando que os personagens são reais. Não, não precisam me internar, eu sei que na verdade eles não existem. Mas durante a leitura, eles parecem tão reais, tão próximos de mim, que não tem como não acreditar que eles realmente existem. E essa é a mágica de um livro, não? E às vezes (principalmente com Harry Potter, devido ao meu histórico com essa saga) eu acabo pensando como cada personagem reagiria em certas situações…

7. Bem, eu tenho uma mania que é totalmente culpa de Harry Potter: ficar selecionando pessoas e personagens de outros livros em casas de Hogwarts. Michael Moscovitz? CORVINAL. Percy Jackson? SONSERINO (com caracteristicas bastantes Lufas…). Mas é interessante fazer isso, porque a gente acaba entendendo melhor os personagens!

8. Mais uma confissão Potteriana. E essa confissão é enorme então se quiserem podem pular para o próximo tópico rs!  Todo mundo que me conhece, mesmo que seja um pouquinho, sabe que meu personagem favorito (e marido ficticio) é o Remus Lupin. Bem, até o quinto livro, eu realmente não acreditava que o Remus poderia ter qualquer relação amorosa com Nymphadora Tonks (e nem com outra pessoa). E então veio o sexto livro… Quando eu fui ler, eu já sabia desse spoiler (e se eu não me engano foi a Mi quem me contou!) e cada página que eu virava, eu ficava esperando a fatídica cena que comprovaria (porque claro que eu estava em negação) que esse spoiler era verdadeiro. E para o meu azar, foi uma cena bem no final… E então… Bem, eu não saí por aí falando mal da J.K.Rowling como certas pessoas que apoiam outros casais, mas tenho que admitir: eu não conseguia aceitar o casal. Motivo?

Sim, eu estava com ciúmes de Nymphadora Tonks (e por favor, mesmo assim, não me internem!!!).

Eu sempre li muitas fics e é claro que nesse grupo encontravam-se fics sobre os Marotos ou do Lupin. Na espera para o sétimo livro, praticamente todas as fics sobre o Remus eram do casal Remus/Tonks. Sem “outra opção” acabei começando a ler e encontrei as MARAVILHOSAS fics da MrsTater. E então… Acabei caindo de amores pelo casal! Não é que ela tenha mudado o que acontece nos livros, mas ela preencheu as lacunas que faltavam sobre o relacionamento dos dois. E era tudo tão real com o mundo de J.K.Rowling… Hoje eu posso dizer que aceito totalmente o casal (mas o Remus continua sendo meu), escrevi inclusive fics sobre os dois e eu sinto falta de não ter mais fics boas deles para ler! Ah, e mais uma coisa: sei que não foi culpa minha, mas eu fiquei com muito peso na consciência do final da Tonks no último livro, por causa de todas as coisas que eu pensei dela no meu momento de fúria…

9. Não tenho nada contra quem gosta, mas 50 Tons de Cinza foi um dos piores livros que eu li até hoje. Não tenho nada contra o gênero mas esse livro foi muito mal escrito. Com uma boa revisão, ele tinha potencial para ser MUITO melhor…

E a deusa interior irrita.

E sim, eu acho Twilight infinitamente melhor. Mesmo com a Nessie.

10. Eu comecei a ler O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, antes do filme sair. Tentei, mas não consegui terminar de ler. Achei todas as descrições muito cansativas. Quando o filme foi lançado, eu assisti e simplesmente AMEI. Então eu consegui finalmente ler o primeiro e o segundo livro da série. Mas confesso: em As duas Torres, foi dificil ler a parte do Frodo…

Eu nunca li o terceiro livro, porque bem, a pessoa de quem eu estava pegando emprestado não tinha. Então, eu tenho que confessar: eu sou fã de O Senhor dos Anéis, mas muito mais dos filmes do que dos livros. Eu pretendo reler toda a série, porque eu acho que na época eu não tinha a maturidade que esses livros pediam. Hoje acredito que a minha leitura vai ser diferente.

 

E quais são as confissões literárias de vocês? Contem-me TUDO, não me escondam nada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Marcelle disse:

    Ahhhh, para tudo! Adorei o post!!! hahahaha

    Então, marcar a página do livro com a aba não rola MESMO! Só de ver pessoas na rua que fazem isso, me dá nervoso! E eu sou como você, os personagens existem para mim. É inevitável. E eu ainda nem li Cinquenta Tons, mas tenho plena certeza que Twilight é mil vezes melhor! E sou como você, muito fã de Harry Potter. E de Twilight tb… rsrsrs E ainda não consegui ver Senhor dos Anéis, quanto mais ler… não me agradou muito quando tentei, mas vou tentar novamente… hihihihi

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

  • Karen disse:

    Ah, Lany, eu também ando com vontade de reler Senhor dos Anéis. Li o livro antes dos filmes, mas sei lá… não prefiro nenhum. Tem como marcar “nenhuma das anteriores”? Acho os dois muito maçantes. Mas como você falou, poderia ser falta de maturidade. Por isso quero reler. (Por incrível que pareça meu livro preferido foi As Duas Torres, que ninguém gosta.)
    Eu já sabia da sua confissão do Lupin! haha
    50 shades é uma porcaria. E ponto.

  • Lucy disse:

    Hahaha! Eu encapo os livros e os deixo na estante aberta, mas limpo de vez em quando. rsrs Agora, o negócio de emprestar livro é sério… Uma vez quase dei um livro por perdido pq achei que não iam mais me devolver. pior ainda, E todo mundo que me conhece sabe que eu cuido dos meus livros, acho que algumas pessoas têm medo até de pedir eles emprestados… rsrs

    E antes eu vivia fazendo isso de colocar as pessoas nas casas de Hogwarts, hoje eu parei um pouco, embora eu tenha feito isso em Dublin com a Mi. hahaha

    Adorei seu top, Lany! Ainda não li 50 shades, mas não tenho nenhuma expectativa rsrs.
    Bjos bjs

  • Carolina disse:

    Bom dia Lany, tudo bem? Já que você abriu o coração, acho justo contar as minhas manias também:
    1- Eu falo com os personagens… Eu sei o que você está pensando, ela é louca rs, mas sim, eu realmente falo com eles, principalmente quando fazer algo estúpido.
    2 – Eu só empresto livros para um grupo bem seleto também rs. Acredite ou não nisso, minha mãe não está nesse grupo (ela não cuida bem deles rs);
    3- Eu dou risada e choro lendo… não risadinhas, e sim gargalhadas, e choro a ponto de soluçar (eu sei que tenho vários problemas…);
    4 – eu sempre separo um livro para ler durante os momentos de reflexão no banheiro (aparentemente é uma mania irritante – segundo os meus pais e irmão – porque eu simplesmente esqueço de onde eu estou);
    5 – eu não uso as abas do livro para marcar página também, tenho medo de estragar o livro;
    6 – toda vez que eu leio um livro com mocinho tudo de bom eu acabo ficando um pouco deprimida (sempre é um cara rico, inteligente, engraçado e lindo de doer), porque quando termino a leitura, tenho que encarar o mundo real rsrs;
    7 – eu só faço uma pausa no livro quando termina o capítulo. Eu não consigo terminar a leitura no meio de um…
    8 – tenho um modo obsessivo de organizar os meus livros….
    9 – eu também acho que os personagens são reais.
    10 – fico realmente irritada quando me interrompem com necessidades reais durante uma leitura rsrsrs
    Beijos

  • Melissa de Sá disse:

    Eu:

    – xingo personagens enquanto leio;
    – gosto sempre de olhar quantas páginas faltam pra terminar o capítulo (e com o e-reader isso ficou bem difícil)
    – fico ansiosa quando empresto livros;
    – não consigo ler livros em que não haja qualquer tipo de desenvolvimento piscológico dos personagens;
    – também classifico todo mundo em casas de Hogwarts;

    hahahaha

  • Lany disse:

    @Marcelle, Apesar de não concordar com algumas coisas em Breaking Dawn, eu também adoro Twilight rs!
    Me da muito nervoso também quando alguém marca a pagina com a aba do livro hahaha!

  • Lany disse:

    Ah, não estou conseguindo usar o negocio de responder, então vou responder a todas em um comentario so, okay? ( e eu estou em um teclado europeu, então não reparem a falta de alguns acentos!)

    Kakazinha – Eu acho que Senhor dos Anéis é um livro com muitos detalhes, então por isso que fica cansativo. Eu consegui assimilar os fatos melhores no filme, então por isso que a minha segunda leitura foi melhor!

    Lucy- Com certeza algumas pessoas também tem medo de me pedir livros emprestado, porque sabem como eu sou chata com eles hahaha!

    Carolina – Nossa, eu teria que aumentar o meu Top 10, porque agora voce me lembrou de varias coisas! Eu também falo com personagens (principalmente para brigar com eles ou fazer Awww), também fico triste quando acabo um livro com um mocinho tudo de bom (acho que por isso que eu sempre leio romance hahaha) e eu fico EXTREMAMENTE irritada se alguém me interrompe durante a leitura!

    Mel – O seu e-reader não mostra quantas paginas que faltam pra acabar o capitulo? O meu mostra rs!

  • Vania disse:

    Adorei suas confissões, Lany!! Não me bata, mas se eu não tenho um marca-página perto, uso a aba do livro sim… oops! Dependendo do livro eu também faço orelha pra marcar… mas geralmente só se é paperback e eu não estou muito interessada na história (por isso sempre tento ter post-its por perto, porque marco frases que gosto – aliás, tenho um caderno cheio de quotes de livros, outra confissão). Eu acho que não sou uma pessoa extremamente cuidadosa com meus livros, mas existem as exceções. Por exemplo, eu não tiro a jacket dos meus hardcovers pra ler; geralmente tomo café ou chá enquanto leio e não me importo de comer durante a leitura; não tenho essas manias porque acho LINDO um livro com história (o meu Lola & the Boy Next Door tem uma mancha de chocolate quente que derramei quando estava lendo porque fui levantar rápido demais pra ajudar meu irmão com a câmera nova dele quando ele veio me visitar – ah memórias…). Mas não são todos: o dia que você me ver fazendo qualquer uma dessas coisas com um livro de Harry Potter ou Jane Austen, pode me internar. Livros autografados… depende MUITO do livro; o único que emprestei até hoje foi Will Grayson, Will Grayson e uma amiga minha ia pegar TFIOS e eu fiquei dando mil recomendações até que ela desistiu hahaha

  • Vania disse:

    Ah esqueci! Eu escrevo meu nome e a data que adquiri o livro; essa mania peguei do meu pai, ele sempre fez isso e eu acabei herdando. Acho que adiciona à história do livro também. Tipo, adoro comprar livros usados que tenham dedicatórias, nomes e afins, porque ahhh… acho maravilhoso!! (Mas não me deixe ver você grifando um livro, a não ser que seja didático hahaha)

  • Lany disse:

    Não Ily, me diz que eu li erradooo! Me diz que voce não usa a aba do livro para marcar pagina hahaha! Isso me da muito nervoso, sério mesmo hahaha!
    Ah, eu também não tiro a jacket dos Hardcovers… So se tiver me incomodando muito na hora de ler!
    Eu escrevo também data e nome nos meus livros! E sempre quando eu ganho um livro de presente, eu acabo pedindo pra pessoa escrever uma mensagem para mim hahaha!

  • Isa disse:

    Se você nao se importa de ler em inglês, eu recomendo MUITO a fanfic The Life and Times da Jewel5 no fanfiction.net!!!! É perfeita! Tem algumas coisas mais… adultas do que os Harry Potters originais, mas se você tem um fraco por Jily… E, bom, todos os marauders aparecem, né? hahaha por sinal, amo o blog de vocês!

  • Lany disse:

    Obrigada por comentar Isa!
    Eu adoro James/Lily, e leio em inglês sem problemas, então pode deixar que eu anotei a sua sugestão!^.~

  • Lary Zorzenone disse:

    Ola
    Eu tenho muitas confissões literárias para fazer também haha. Eu morro de ciume dos meus livros, já grifei livros (e hoje me arrependo infinitamente), poucos livros que tenho fui eu quem comprou, Tenho muitas séries incompletas, amo livros grossos, mas tenho preguiça de pegá-los.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem