Top Ten Tuesday: Top 10 Livros que Li em 2014

 

ttt2013

 

 

O TTT de hoje é uma lista complicada: listar os 10 melhores livros de 2014. Não que tudo que a gente leia seja bom e digno de aparecer em uma lista, mas este ano li tanta coisa boa, fofa e incrível que foi complicado fazer uma seleção justa. Fui meio na intuição, escrevendo os livros que mais me lembrava ao invés de pegar a minha lista, o que tornou tudo um pouco mais fácil. Vamos lá? (:

Lembrando que o Top Ten Tuesday é um  meme semanal criado pelo The Broke and The Bookish

1. Valente: os quadrinhos sobre Valente, o cachorrinho apaixonado (e confuso!) cativou mvalenteeu coração. É impossível não se deixar envolver pelas confusões amorosas deste adolescente que pouco sabe a respeito do amor. Apenas fiquei chateada por que a história não está finalizada e, sempre que compro um novo volume, leio em meia hora e fico ansiando pelo próximo como uma louca!

2. Menino de Ouro: uma das minhas últimas leituras, este livro foi uma surpresa incrível. Eu queria muito ler, pois diversos canais e blogs literários que acompanho haviam resenhado maravilhosamente. Todavia, não esperava algo tão fantástico assim. Menino de Ouro coloca em cheque tudo o que pensamos a cerca de sexualidade e aceitação de uma forma tão completa e bem construída que é impossível não querer mergulhar dentro das letrinhas até que elas acabem.

3. Ready Player One (Jogador número 1): acho que já citei este livro em muitos TTT. Virou uma obsessão! Amei Ready Player One e seu universo futurista. Os personagens são cativantes, a história é um prato cheio – principalmente se você é viciado em distopias como eu! – e você ficará deprimido quando acabar. Simples assim!

4. A passagem: mais um universo distópico que ganhou seu lugar de favorito em minha estante. Para mim, a principal estrelinha aqui é a construção, desde o início, do apocalipse “zumbi”. Não que eu desgoste de narrativas que nos negue explicações, mas enxergar, compreender e entender cada vez mais como o mundo foi desconstruído até os anos futuros que acompanhamos é fenomenal, ainda mais quando feito de uma maneira bem feita.

5. A máquina de fazer espanhóis: a história focada em personagens idosos fugiu a norma de leituras que normalmente faço. Encarar a realidade de um personagem mais velho, já bastante maduro e cheio de manias e muita vivência foi sem dúvida alguma uma experiência incrível. Me apaixonei não apenas pelos personagens, mas principalmente pelo cenário onde se escancara o final da vida e as consequências deste momento em nossas vidas.

Coraline6. Coraline: eu conheci Neil Gaiman ano passado. Demorei algumas páginas para entender a lógica do autor, mas assim que me deixei levar, foi paixão inevitável. Coraline nos leva a uma história sobre coragem, que todos deveriam ler. De uma forma simples e até certo ponto assustadora, somos levados a questionar nossas barreiras e estimulados a sempre nos desafiar. Em uma mensagem linda sobre superação e crescimento, cada página é mais deliciosa que a outra.

7. Sob a Redoma: foi minha primeira leitura do ano e meu primeiro contado com Stephen King. Apesar do medo que o livro nos traz devido a seu tamanho estilo “você nunca chegará ao meu fim”, eu simplesmente devorei cada uma das páginas. Amei a construção dos personagens, da história, a crescente da tensão, os desenrolares verdadeiros e sem fantasias. Indiquei para um milhão de pessoas e já adquiri novos livros do autor para ler.

8. O Segredo do meu Marido: eu não sei se foi a capa do livro ou a resenha da Tati Feltrin, mas me tornei obcecada por este livro. Estava contendo gastos literários, mas assim que a oportunidade surgiu, eu comprei. E gente, que compra! Sério. Eu achava que seria uma leitura divertida e proveitosa, mas não imaginava que fosse encontrar uma obra tão diferente e bem construída. De uma maneira fantástica e inesperada, a autora nos leva a histórias distintas de mulheres que vivem em uma mesma cidade. O desenrolar dos fatos e dos acontecimentos é uma surpresa e é praticamente impossível parar de ler.

9. Alameda dos Pesadelos: eu já havia lido diversos contos da Karen, mas este foi o primeiro romance no qual pude colocar as mãos. Como uma pessoa que lê pouca literatura nacional (shameonme), posso dizer que Alameda dos Pesadelos me surpreendeu mais do que positivamente. Com uma escrita fluída e envolvente, a história constrói uma tensão realmente intensa que não nos permite parar sequer para respirar direito. Um livro facilmente possível de ser lido em uma sentada, surpreende pelo final absolutamente fora do esperado.

10. Um dia: eu não sou exatamente o tipo de leitora que aprecia romance. Eu deixo as histórias água-com-One-Day-Book-Coveraçúcar para o cinema. Todavia, UM DIA me surpreendeu e ganhou meu coração. Isso por que o livro foge ao senso comum dos romances literários e transmite personagens e situações reais. E quando digo reais, quero dizer reais de verdade, sem cenas forçadas, sem diálogos incrivelmente de efeito e sem aquela sensação de que já vimos do mesmo por aí. Aqui, notamos cada nuance dos personagens e conseguimos construir e justificar todas as suas ações e reações. Ao invés de personagens de livro de romance, os personagens aqui são pessoas como eu e você que querem se deixar viver e envolver pelo amor.

#BÔNUS
+Another: uma série de 4 mangás incríveis e super tensos que com certeza você irá amar. Para quem não está habituado a este tipo de leitura (como eu não estava) é uma ótima forma de começar, principalmente se você adora suspense!
+Azul é a Cor mais Quente: uma história doce e verdadeira sobre amor e preconceitos, esta história em quadrinhos deve ser lida não apenas pela sua narrativa bonita e bem construída, mas também pela delicadeza dos traços e desenhos que compõe a obra.

E vocês, quais foram os melhores livros que leram este ano?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Nayara disse:

    Faço suas as minhas palavras sobre Alameda dos Pesadelos! 😀
    O final é bem diferente de tudo o que eu imaginava. É simplesmente muito bom.
    Um Dia é um dos meus livros preferidos! Fiquei apaixonada e desolada depois de terminá-lo.
    Esse ano, eu li alguns livros muito bons: Extraordinário, Desde o primeiro instante, A culpa é das estrelas… todos são os meus xodós e fiquei realmente apaixonada pelos personagens <33
    Beijos

  • Alessandra Gilos disse:

    Alameda é incrível mesmo, né? E o final! Meu deos! Nunca esperaria por ele. Amei.
    Um Dia é mega fofo. Chorei horrores.
    Extraordinário é LIN-DO! <3 <3 <3 Amo² esse livro e recomendo a todos.

  • Douglas Fernandes disse:

    Desses livros que vc citou eu ja li Sob a redoma e que historia é essa né?? um final explosivo… hahahahahaha adoro os livros do king, to lendo agora A coisa, outro livro “monstruoso”…rsrs
    Tenho aqui O menino de ouro, tenho muita vontade de ler, ja vi falarem muito bem do livro, vai ser uma das minhas primeiras leituras de 2015

  • Alessandra Gilos disse:

    Nossa, Sob a Redoma é incrível, né, Douglas? TENSO! Bom saber que A Coisa é bom. Vou colocar aqui para o futuro.
    LEIA menino de ouro. Você não irá se arrepender!!

  • Lary Zorzenone disse:

    Acabo, tristemente, de perceber que li tão pouco esse ano que meu Top 10 seriam quase todas minhas leituras. Queria muito ter parceria com editoras… Esse ano teve tanto lançamento incrível.
    Um beijo

  • Alessandra Gilos disse:

    Lary,
    todos os livros da lista não foram de parceria não. eheh…
    Minha dica, para poder comprar mais livros, é ficar ligado nas promoções do Submarino e da Amazon. Ou então, investir em um e-reader/tablet para poder baixar livros e ler.

    E não importa que você tenha livro praticamente 10 livros. O importante é ler, não importa a quantidade.

  • Karen disse:

    Que coisa mais linda e querida Alameda no seu post, Leka! <3 <3 <3 Obrigada por tudo que disse dele (vou quotar, CLARO!) e pela resenha linda e chiquérrima em vídeo lá no Narrativas! 🙂
    Nayara, você é uma linda também! <3
    Agora, Leka, esse seu TTT podia ser o meu, porque, olha, só tem o quê, três livros que eu não li? O resto eu li e amei, mas a maioria li no ano passado. Senti tudo que disse sobre Jogador Nº1, ele foi o primeiro livro que li em 2013 e fiquei mesmo deprimida quando terminou, porque queria mais mais e mais. Sempre lembro dele, é um livro que marca muito. É brilhante demais!
    Menino de Ouro foi acho que uma das minhas primeiras leituras esse ano. É um chute no estômago, e envolve muito a gente. Foi incrível, incrível.
    Também adorei as outras escolhas: delas, já li Coraline, Um Dia, A Passagem (mas esse eu acho meio cansativo) e o Segredo do Meu Marido. Acho que temos gostos bem parecidos para leituras, hein? Pode ser um dos motivos pelos quais você curtiu Alameda! hahahaha
    Em 2014 minhas melhores leituras foram: Menino de Ouro, Clube dos Herdeiros, Brilho, O Teste, O Ladrão do Tempo, Dias Perfeitos, Sol e Tormenta, Os Três, Mentirosos, a cor do leite (você tem que ler!!!) e O Príncipe da Névoa.

  • Alessandra Gilos disse:

    Kaka,
    acho sacanagem você dizer que leu Clube dos Herdeiros. Eu aqui, louca para ler :'( HAHAHAH.
    Já vou adicionar ao meu Skoob os livros que você citou para poder ler no futuro <3 <3

    Quanto a Alameda, foi mais do que merecido. Adorei e você sabe. Estou LOUCA para ler Inverso ^^

    E bom saber da nossa combinação literária. Assim posso pegar tudo o que você elogiar e a tendência de amar será grande 😀

  • Gustavo disse:

    Dos que você citou só li Sob a redoma (Li em fevereiro e também amei, foi o primeiro livro livro que li do Stephen King, os outros que li dele são só de contos rs). Comecei a ler A passagem (a alguns anos, mas parei quando descobri que era uma série kkkk me deu trabalho parar de ler já que é um livro apaixonante *-*). E comprei Coraline e Jogador numero 1, mas nenhum dos dois chegou ainda T-T, decepcionado aqui kkkk. Os outros da lista que não li estão todos na minha lista de desejados (Só fico em duvida sobre a maquina de fazer espanhóis kkk).
    Adorei muito o TTT, pena que eram só dez kkkk queria mais indicações de livros bons *-*

  • Suelen Mendes disse:

    Da sua lista só conheço três nomes rssss O segredo do meu marido Um dia e Sob a redoma,todos leituras que eu desejo mto fazer,só me falta comprar sob a redoma,os resto eu já tenho e tô perdendo tempo em não ler kkkk
    Essa lista é complicada msm,eu não saberia escolher 10.
    Bjus

  • Marília Sena disse:

    Da sua lista eu quero MUITO ler O Segredo do meu Marido. Um dia e Alameda dos Pesadelos são possíveis leituras… Mas enfim, li muitos livros bons esse ano, mas os melhores (com certeza estou esquecendo algum) foram: Caminhos de Sangue, Como eu era antes de você, a saga Vampire Academy, Garota Exemplar, Um caso perdido, trilogia O Teste.

  • Patrini Viero Ferreira disse:

    Acho que sinto vontade de ler muitos dos livros que você citou, porque eles realmente fazem meu estilo e me interessam bastante. Já li Coraline, e realmente é impossível não se deixar levar pela mente imaginativa de Neil Gaiman. Assim como em O Oceano no Fim do Caminho, o autor arrasou nesse livro, e mostrou que é um ótimo escritor.

  • Shadai disse:

    da sua lista não li nenhum livro, para poder comentar a respeito.
    mas, Jogador Número 1 me lembra a Monique do finado ninhadaliteraria, ela ama esse livro hehehe
    preciso depois entrar no meu skoob e fazer minha lista de 10 melhores que li esse ano também.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem