TTT: 10 Livros Favoritos lidos antes de virar Blogger

ttt2013

 

Oi pessoal! O Top Ten Tuesday dessa semana pede para que a gente liste nossos 10 livros favoritos que foram lidos antes de começarmos a blogar. O Por Essas Páginas está no ar desde Dezembro de 2010, então todos os livros na minha lista foram lidos antes dessa data.

Lembrando que o Top Ten Tuesday é uma iniciativa do blog The Broke and the Bookish!

harry_potter_paperback_setSérie Harry Potter, J.K. Rowling [Resenhas]

Não tem como falar de livros favoritos sem incluir Harry Potter. Eu demorei pra entrar no Hogwarts Express por pura teimosia: no auge da minha adolescência eu não queria ser pega lendo algo escrito para crianças. Pfff. Anos e anos depois, por uma dessas coincidências da vida, eu peguei Harry Potter e a Pedra Filosofal na biblioteca da faculdade, e uma semana depois havia lido os cinco livros disponíveis até então. Foi amor à primeira leitura, daqueles que chegam e viram teu mundo e ficam contigo para sempre.

menina_que_roubava_livrosA Menina que Roubava Livros, Markus Zusak [Resenha]

Meu pai ganhou esse livro de presente em 2008: um dos amigos dele ligou no meu celular (a festa seria surpresa) para perguntar o que ele gostaria de ganhar, e eu respondi com muita convicção que “faz tempo que ele quer ler A Menina que Roubava Livros.” Pobre Pai, quando abriu o presente não tinha a menor ideia do que se tratava a história, e eu confesso que esse não é um dos momentos que mais me orgulho: li o livro antes dele. Mas assim como eu, meu Pai se apaixonou por Liesel e Rudy e Max e a história contada pela Morte.

 

senhor_dos_aneis_livrosO Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien

O Senhor dos Anéis foi a primeira série de fantasia que eu li. Me lembro de carregar o volume único pra faculdade, sentar no fundo da sala e ler sempre que desse um tempinho (crianças, não façam isso!). Foi o segundo livro que me fez chorar, e eu me apaixonei perdidamente por Samwise Gamgi e toda a Sociedade do Anel.

orgulho_preconceito_penguincia_capa7Orgulho e Preconceito, Jane Austen [Resenha]

Foi Orgulho e Preconceito que me apresentou à Jane Austen, e depois eu nunca mais parei! Como foi falado durante todo o especial de 200 anos da obra, Orgulho e Preconceito é uma história que desafia o teste do tempo, tanto para apaixonados por Jane Austen como eu quanto para novos leitores que descobrem suas obras seja através da escola, de indicação de amigos ou de adaptações modernas como The Lizzie Bennet Diaries.

caso_dez_negrinhosO Caso dos Dez Negrinhos, Agatha Christie

Ah, Agatha Christie! Foi a Rainha do Mistério que me ensinou a ler de verdade, sabiam? Eu sempre gostei muito de gibis e passei minha infância rodeada por Mickey, Tio Patinhas e Pato Donald. Mas aí tivemos Assassinato no Campo de Golfe e eu me perdi completamente naquelas páginas. Mas O Caso dos Dez Negrinhos é, de longe, meu favorito. Eu não conseguia parar de ler para fazer nada: eu até andava de um cômodo da casa para outro lendo, o que me rendeu alguns roxos no corpo de tanto que batia nos móveis. Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove

emmaEmma, Jane Austen [Resenha]

Sim, mais um de Miss Austen porque ela é maravilhosa! Emma seria meu livro preferido dela caso fosse possível escolher um favorito para a vida toda. Eu vivo em fases: dependendo da época tenho um que me apego mais. Emma tem esse posto já há algum tempo porque ninguém mais consegue ser tão sem noção e ter um lugar no meu coração ao mesmo tempo. Eu adoro como Austen nos guia a acreditar no que Emma acredita ao mesmo tempo que coloca todas as pistas para o que está realmente acontecendo. Se Emma é uma delícia de ler, é mais gostoso ainda reler quando já se sabe tudo que vai acontecer. Sem contar que é o único livro de Jane Austen cujo título é o nome da heroína!

helenaHelena, Machado de Assis

O primeiro Machado de Assis a gente nunca esquece! Eu nunca gostei de ler livros por obrigação e no Ensino Médio não era diferente; mas quando meu professor favorito colocou Helena na lista eu o peguei na biblioteca dos meus pais porque não queria decepcionar meu professor. E me apaixonei! Terminei a leitura em dois dias e escrevi meu artigo sobre a obra logo em seguida, o entregando antes da data marcada. Helena é um daqueles livros que eu pretendo reler assim que possível porque acredito que agora eu o apreciarei muito mais do que o fiz quando tinha 16 anos.

fisico_noah_gordonO Físico, Noah Gordon

Noah Gordon foi o primeiro homem que me fez chorar. Eu acho que O Físico foi recomendado pela minha cunhada, que me emprestou o livro. Eu detesto não ler livros que me emprestam e geralmente os passo na frente na minha lista de leituras, e com O Físico não foi diferente. Diferente foi o fato que antes dele nenhum livro havia me emocionado a ponto de me fazer chorar, e aqui eu solucei. Acredito que foi aqui que a leitora que sou hoje começou a desabrochar, e tudo por causa da morte de um urso…

diario_bridget_jonesO Diário de Bridget Jones, Helen Fielding

Como não se identificar com Bridget mesmo tendo somente 19 ou 20 anos? Tudo bem, eu não saía e voltava pra casa bêbada (não todo final de semana), eu morava com meus pais ao invés de sozinha, mas me identifiquei totalmente com Bridget. Isso porque pode parecer um livro bobo mas Fielding colocou em palavras algumas das pressões que toda mulher enfrenta, especialmente a guerra contra o próprio peso. Por isso que mesmo não estando na casa dos 30 eu não podia deixar de pensar em Bridget Jones toda vez que aquelas tias e aqueles tios que eu via uma vez por ano me cumprimentavam com a frase “e os namorados hein?” Ugh!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Karen disse:

    Adorei tua lista, Parceira! Li quase todos aí, exceto O Físico, Helena (meu preferido do Machadão é Memórias Póstumas, mas preciso ler Helena…) e os da Miss Austen (shame on me >.<). Claro que Harry Potter estaria na lista né!!! hahahaha xD

  • Vania disse:

    Helena é do período romântico do Machado, então talvez seja um pouco diferente do que você está acostumada… mas ele é maravilhosamente escrito!!

  • Lucy disse:

    Da minha lista, além de Harry Potter e Orgulho e preconceito, tem todos os livros do Sherlock Holmes e vários da Sophie Kinsella e alguns que cheguei a resenhar por aqui, como O castelo animado. rsrs

  • Vania disse:

    Eu estou com O Castelo Animado no Nook pra ler Lucy!!

  • Melissa de Sá disse:

    Que lista ótima! Eu colocaria aí “guia do mochileiro das galáxias” também. Uma das séries mais engraçadas e geniais que já li!

  • Vania disse:

    Acredita que nunca li, Mel? Aliás, esses tempos eu comecei mas não sei… não me encantou. É um daqueles livros que eu QUERO muito gostar mas me deu medo quando comecei e não senti nada, então parei. Mas um dia eu pego ele de vez, sento no sofá e mando ver!

  • Lany disse:

    Eu não gosto de todos os livros da Agatha Christie que eu li, mas “O caso dos 10 negrinhos” (ou melhor, com o nome novo “E não sobrou nenhum”) foi aquele livro que está na minha lista de favoritos! Eu AMEI! E MUITO! E eu recomendo para todo mundo ele hahaha!
    Da sua lista, só não li Helena, O Físico e Emma!
    Adicionaria aí “O Diário da Princesa”, porque né, Mia e MM são muito amor!

  • Vania disse:

    Mudaram o nome? Bem, pra mim sempre será O Caso dos 10 Negrinhos. Aliás, preciso reler, faz tempo que não faço isso! Sabia que Diário da Princesa entraria pra sua lista, impossível não entrar! Leia Emma. Emma é demais!! E depois veja a série da BBC, a Romola Garai faz umas caras e bocas que você racha de rir!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem