TTT: Dez filmes baseados em livros (que eu gostei)

O tema do Top Ten Tuesday dessa semana era livre yaaay desde que fosse alguma coisa relacionada à filmes. Como aqui é um blog literário, é claro que eu tive que juntar as duas coisas. Livros que se tornaram filmes é sempre um assunto muito discutido, né? É difícil agradar aos fãs, porque você às vezes tem que colocar 300 páginas (ou mais) em um filme de duas horas! Na maior parte deles, os fãs acabam se decepcionando… Eu quase fiz essa lista, mas depois pensei “Não, o mundo já está muito negativo, temos que ir para o lado positivo”! E assim surgiu essa lista: Dez filmes baseados em livros (que eu gostei). Mas a pergunta que fica é… Será que eu vou achar dez? (rs)

Lembrando que o Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo The Broke and the Bookish.

aragorn1.Trilogia O senhor dos Anéis – Já vou começar com polêmica (#soudessas). Eu não gosto muito dos livros do Senhor dos Anéis. CALMAAA DEIXA EU EXPLICAR! Eu acho o Tolkien sensacional, toda a ideia que ele teve e o universo que ele criou são realmente fantásticos, mas… Os livros não conseguiram me prender. Eles são detalhados demais e a leitura não conseguia fluir! Como a narrativa do filme tem que ser mais rápida, ficou perfeito para mim! Sem contar os efeitos especiais né que são lindos e maravilhosos. Talvez eu goste tanto dos filmes exatamente porque eu não gostei tanto dos livros. Se você é fã, conta aí se a adaptação é boa ou não! catching-fire

2. Em Chamas (série Jogos Vorazes) – Na verdade, eu gosto de todos os filmes da série Jogos Vorazes, eu acho que foi uma adaptação brilhante. Mas eu chamei atenção para Em Chamas porque esse é o livro que eu menos gosto e a adaptação para a tela dos cinemas ficou SENSACIONAL. Eu acho que eu posso dizer que gostei mais do filme do que do livro…

perdido-em-marte-filme3. Perdido em Marte – *levanta a plaquinha Sou Fã* Eu AMO Perdido em Marte, eu acho que nunca vou ler um livro como esse e apesar de 99% das pessoas terem amado o filme, fui assistir com muito pé atrás… QUE SURPRESAAA! O filme só não foi melhor que o livro porque não tem como colocar todas as partes que me fizeram rir (o filme teria que ter umas 5 horas) mas ele foi sensacional. Eu sabia o que acontecia no final, e mesmo assim fiquei sentada na ponta da cadeira roendo as unhas!!! O filme consegue se sustentar totalmente sem o livro. Sério, sensacional, muito bom, queria que todos os filmes baseados em livros fossem assim.como-eu-era-antes-de-vc

4. Como eu era antes de você – Vocês acreditam que eu quase me esqueci desse filme??? Pois é! Eu amo, amo, amo o livro e eu acho que foi feito um trabalho muito bom no filme também. Todas as cenas mais importantes estavam lá, as cenas que eu gostava também, e o mais importante: eles não mudaram os personagens. Eu fiquei tão envolvida com o filme, que já estava chorando antes do final…

mia-michael5. Diário da Princesa – Okay essa é uma exceção da minha regra porque o filme, tirando o nome e o nome dos personagens, não parece em quase nada com o livro. É como se fosse uma fanction (e ainda por cima AU, porque vários pontos chaves do enredo foram trocados). Mas… Eu amo o filme, okay? Assisti quinze mil vezes, sei as falas decoradas, o Michael é um fofo e o filme é lindo.

bella-swan6. Amanhecer parte 2, série Crepúsculo – Vamos esquecer aqui as discussões sobre os problemas do livro, se eles são bons ou não, se deveriam ter virado o filme, dos efeitos especiais trashs e etc. Vamos aqui tirar uma lição muito bonita sobre adaptações: nem todos os livros ficariam bons como filmes. Não adianta você pegar qualquer enredo, tentar jogar pra tela de cinema sem mudar nada, e achar que está tudo lindo e maravilhoso. Não, não está. Aqui a gente teve um exemplo de um final que no livro já ficou ruim, imagina no cinema??? O roteirista e o diretor tiveram uma saída brilhante para esse problema mostrando que sim adaptações são necessárias, desde que você não mude drasticamente nem o enredo, nem os personagens.becky

7. Delírios de consumo de Becky Bloom – Mais uma situação muito parecida com a de Diário da Princesa: diferente do livro, mas eu curti o filme. Será que isso sempre acontece com romances??? Não sei, mas a verdade é que eu adoro uma comédia romântica (e talvez consiga me distanciar mais dos livros nesse caso).

8. Série Harry Potter – Cheguei no momento crítico, a série que me fez perceber pela primeira vezhp como que quando a gente ama um livro, a adaptação dele para as telas do cinema pode ser muito dolorosa. É claro que o universo criado pela J.K.Rowling é muito complexo, com muitos personagens e com um enredo que não cabe em um filme só. Alguns livros são enormes, o que dificulta ainda mais a adaptação. Porém eu acho que o principal problema dessa série nem foi tanto o enredo (com a exceção de O prisoneiro de Azkaban, alguém que só assistiu os filmes realmente entendeu quem são Os Marotos???)  e sim a forma que vários personagens foram modificados. Porém, apesar de tudo, algumas cenas ficaram muito boas e por isso, de uma forma geral, essa série entrou aqui nessa lista. Mas os filmes estão longe de ser os filmes que os livros mereciam.

E então cheguei ao final da minha lista e… Não tenho 10 filmes!!! Me ajudem  a completá-la, por favor! Eu sei que as pessoas costumam gostar dos filmes baseados em livros do Stephen King (eu só assisti alguns, mas não li os livros e não posso opinar). Tem também os vinte mil filmes baseados em livros do Nicholas Sparks… Enfim, conta aí para mim quais são os filmes baseados em livros que vocês gostaram!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Mariana Ogawa disse:

    eu tb gostei do sr dos aneis, do HP e do the martian – esse na verdade eu achei uma das melhores adaptações(odiei o titulo em port…)
    tb tem o bussula de ouro que ficou bem legal ah e o guia 😉
    se eu lembrar de mais eu aviso

  • Clayci disse:

    Acredita que não tive saco para ler Senhor dos Anéis e agradeço por terem lançado adaptação? hauihauhaiuhauihaiuhuaihuaih
    Adorei as escolhas <3

  • Daniela disse:

    Trilogia O senhor dos Anéis… Sem comentários!
    Maravilhoso do início ao fim! O Hobbit também é incrível! Peter Jackson poderia dirigir TUDO relacionado a Tolkien que eu amaria <3

    Agora… Como eu era antes de você… Tomei raiva do filme por conta da mensagem que o filme quis passar. Como trabalhadora de uma ONG que atende PCD's e seus familiares há mais de seis anos, JAMAIS indicaria o filme pra eles.

  • Lana Silva disse:

    Não li nenhum dos livros dos filmes citados, mas posso dizer que assistir a todos e que eu os amei. Principalmente Perdido em marte, HP, como eu era antes de você e senhor dos anéis. O único que ainda pretendo ler o livro e o como eu era antes de você.

  • Aline Santos disse:

    Adorei! Alguns já vi…
    Gostei d A culpa é das estrelas, O menino do pijama listrado, Se eu ficar, Harry Potter e Percy Jackson….
    Bjs

  • Milena Soares disse:

    Eu acrescentaria a essa sua lista os filmes As Pontes de Madison, 12 Anos de Escravidão, A Teoria de Tudo, Millennium, Entrevista com o Vampiro, O Silêncio dos Inocentes, Forrest Gump,

  • Layana disse:

    tem a Culpa é das Estrelas que eu gostei muito!!!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem