TTT: Dez livros futuristas que li/quero ler

ttt2013


EX-TER-MI-NATE! Opa, calma lá pequenos daleks! Só estou aqui para mostrar alguns possíveis futuros da nossa tenebrosa humanidade. Isso é – dependendo do caminho que nós sigamos. Cegos pelo poder? Assimilados pela tecnologia? Completamente insensíveis? Mergulhados na realidade virtual? Qual será nosso destino?

O Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo blog  The Broke and the Bookish.

Não Faça Acordos com o Dragão

NAO_FACA_ACORDOS_COM_O_DRAGAO_1233444668B

Livro que remete a minha juventude (cof-velho-cof) com muitas sessões de RPG, entre elas algumas aventuras em cenários cyberpunk como o de Shadowrun. Para quem não conhece, Shadowrun é um mundo onde elfos,anões, orcs e outros seres mágicos e fantásticos convivem com a mais alta tecnologia. Não Faça Acordos com o Dragão levanta uma questão muito válida nesse cenário: em um mundo onde empresas e dragões dominam, ser um hacker muito bom é o suficiente?

Akira

51Nsx-P71bL._SX351_BO1,204,203,200_

Até onde você iria para salvar um amigo? Quais são os limites da inveja, do poder e da ambição humanas? Akira mostra a humanidade na qual mesmo em meio à tecnologia e a frieza, sentimentos como a amizade permanecem fortes –  mas todo o lado escuro dos seres humanos também.

The Ghost in the Shell

61YRjRmiK4L._SX345_BO1,204,203,200_

Excelente mangá do final dos anos 80, Ghost in The Shell mostra os limites entre o homem e a máquina. Em um mundo onde humanos convivem com máquinas, dependem delas, formam vincúlos simbióticos – entre outras bizarrices – como definir onde termina a humanidade e começa a máquina? Será que robôs possuem alma? Será que nações podem ser programadas? Um mangá denso, porém recheado de ação.

Pluto

i217970

Na verdade descobri Pluto após uma ressaca de 20th Century Boys (mais abaixo). Pluto conta a história de Gesicht um robô detetive que está caçando um assassino de robôs. É do mesmo autor de Astro Boy e no mesmo mundo deste, dando uma visão muito sombria para um mangá/anime considerado bonitinho por aí. Pluto levanta questões muito bonitas sobre sentimentos, amizade e traição.

1984

1984_1447132411941SK1447132411B

Distopia clássica. Um livro que te fará pensar sobre as formas como somos controlados diariamente.

Jogador Nø 1

JOGADOR_N_1_1409099951B

Resenhado aqui. Mundo futurista + realidade virtual + jogos + anos 80 = receita para o sucesso. Ou para controlar uma população cada vez mais pobre e virtualizada. Conhece?

20th Century Boys

i215263

Apresenta uma idéia absurda e tenebrosa – oque você faria se suas brincadeiras de criança virassem um plano de dominação mundial? Qual dos seus amigos seria louco suficiente para seguir com esse plano? Em quem confiar? 20th Century Boys culmina em 21st Century Boys e durante todo o processo podemos ver o futuro maravilhoso resultado desse plano ‘infantil’.

Neuromancer

NEUROMANCER_1228330964B

O livro que inspirou o filme Blade Runner entre outras pérolas literárias e cinematográficas. Uma mistura de raças, culturas, tecnologias, ambientado no melhor estilo punk e noir. Tudo isso em uma época em que ciberespaço era apenas um conceito, um sonho, um delírio.

Doador de Memórias

O_DOADOR_DE_MEMORIAS_1405632323B

Esse aqui é figurinha carimbada dos meus Top Ten eu sei. Mas é muy bueno. Uma sociedade no futuro que perdeu a capacidade de sentir. Um homem misterioso que guarda as memórias da humanidade! Cada página é uma aflição só.

Hora de Aventura

download

Aventura vai começaaaar! Quem nunca ouviu essa musiquinha? Apesar de um desenho super legal para crianças e num primeiro relance pode parecer até bobo para alguns, Hora de Aventura tem momentos muito sombrios  e bem adultos. Sem contar que o mundo de OOO é uma Terra pós apocalíptica cheio de cachorros mutantes, magos, doces falantes e iríscórnios!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem