TTT: Top 10 Livros Mais Intimidantes

ttt2013

Oi gente! O Top Ten Tuesday dessa semana traz pra gente os 10 livros que mais te intimidam, por qualquer motivo: tamanho, conteúdo, um livro que todo mundo ama. O céu é o limite. Confesso que essa lista foi fácil de ser feita; eu nunca tinha percebido o quanto sinto medo de certos livros. E vocês? Quais estariam na sua lista?

Lembrando que o TTT é uma iniciativa do blog The Broke and the Bookish.

cem_anos_solidaoCem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez

Não sei o que existe entre esse livro e eu: comecei a leitura duas vezes na minha adolescência, e duas vezes acabei parando por motivos fora do meu controle. Cem Anos de Solidão está para mim assim como Our Mutual Friend está para Desmond Hume: quero que ele seja o último livro que eu leia antes de minha morte. Ok, não é pra tanto; mas eu faço questão de ler em português, o exemplar dos meus pais que eu abandonei duas vezes. Nenhuma outra cópia fará o mesmo sentido.

les_miserablesOs Miseráveis, Victor Hugo

Vocês já viram o tamanho desse livro? Ele é gigante! Está certo, isso não deveria me intimidar, afinal eu estou acostumada com livros grandes, e confesso que no caso de Les Mis o que sempre me faz adiar a leitura não é isso. Eu descobri a história em 2007 quando minha irmã me arrastou para ver o musical, que na época contava com nomes como Lea Salonga e Max Von Essen. E eu me apaixonei. O filme de 2012, embora tenha deixado a desejar em alguns aspectos, também é maravilhoso, e eu tenho um certo receio de que a história do livro não me agrade tanto quanto à do musical.

wicked_gregory_maguireMaligna, Gregory Maguire

Se eu contar minha história com Wicked (título original), meu receio com relação a Les Mis vai ficar mais claro. Eu vi o musical na internet em 2005 e caí de amores. Comprei o CD, aprendi a cantar as músicas, decorei algumas falas. Fiyero chegou a entrar na minha lista de mocinhos literários. E aí eu peguei o livro para ler. E era uma história completamente diferente. Wicked, o musical, é uma versão Disney de Wicked, o livro, e bem, eu sempre adorei a Disney. Enquanto o musical nos conta a história da amizade improvável entre Glinda e Elphaba (a bruxa má do Oeste), o livro retrata a trama política em Oz antes da chegada de Dorothy. Um dia eu pretendo reler Wicked, sem as altas expectativas que o musical me trouxe. Mas não será em breve.

mundo_sofiaO Mundo de Sofia, Joistein Gaarder

Eu li uns trechos aqui e ali de O Mundo de Sofia quando estava ajudando meu irmão com um trabalho da faculdade. Na época, eu me lembro de ter tido vontade de ler o livro inteiro, mas alguns de vocês sabem como é estar no Terceiro Ano do Ensino Médio, e eu não tive tempo. Hoje em dia, embora eu ainda tenha vontade, não sei se teria tempo/coragem/ânimo para ler. De qualquer forma, ele tem ficado na minha lista de presentes desejados no Natal, então quem sabe se for um presente eu tomo vergonha na cara e me jogo dentro da história.

wheel_of_timeA Roda do Tempo, Robert Jordan

Com a preguiça que eu ando sentindo de séries ultimamente (sério, por quê toda história tem que ser contada em série hoje em dia?), A Roda to Tempo deveria ser a última entrada na minha lista de livros a serem lidos. Isso porque esse série de fantasia épica conta com nada mais nada menos do que 14 volumes! Sim, você leu certo, 14 livros. O autor – Robert Jordan – faleceu em 2007 sem terminar o último volume (cuidado, fãs do George R. R. Martin) mas deixou diversas anotações para que outra pessoa pudesse terminar a história. Foi então que Brandon Sanderson aceitou a tarefa, mas ao invés de condensar tudo em um único volume, ele resolveu fazer uma trilogia. E pensar que originalmente a série havia sido planejada para conter apenas seis livros… (a capa é do livro 12).

lista_schindlerA Lista de Schindler, Thomas Keneally

Eu acredito que meu receio com relação à Lista de Schindler se deva ao fato de que é uma história real. Eu sempre tive vontade de ler o livro, então não cheguei a ver o filme, apesar de várias pessoas me garantirem que é uma história bonita. Oras, A Vida é Bela também é uma história bonita e eu senti como se meu coração estivesse sendo arrancado do meu peito quando assisti. Não, obrigada.

historia_de_oHistória de O, Pauline Réage [x]

Livros eróticos não são muito a minha praia, mas um dia eu ainda darei uma chance à História de O. Sua controversa publicação e o fato dele ter sido escrito por uma mulher são o suficiente para atiçar minha curiosidade. Mas essa deve ser uma história difícil de engolir (como a Karen mencionou em sua resenha), e por isso eu sempre acabo adiando a leitura.

atlas_das_nuvensAtlas das Nuvens, David Mitchell

Desde que a adaptação cinematográfica de Atlas das Nuvens foi anunciada, eu escuto os murmúrios sobre como esse livro é brilhante. Por isso corri na livraria e adquiri minha cópia antes da estréia do filme, fiz um chocolate quente e… fuen fuen fuen fuen fuen. Que livro chato! Eu devo ter lido umas vinte páginas antes de escondê-lo atrás da estante. A cada dez palavras, cinco eram desconhecidas; o pouco que eu li me fez pensar que o autor escreveu o livro com um dicionário de sinônimos, escolhendo as palavras mais obscuras para as coisas mais simples. Ainda quero ver o filme porque Jim Sturgess dizem que é bom e eu me recuso a não entender algo, então talvez depois disso eu e meu cérebro de esquilo possamos dar mais uma chance à Atlas das Nuvens.

crime_e_castigo

Crime e Castigo, Fyodor Dostoyevsky

TUDO, absolutamente tudo nesse livro me intimida: o título, a capa, o autor. Quero dizer, olha o nome dele!! Ele não é um livro muito grande (quinhentas e poucas páginas) mas sempre que eu passo na frente da minha estante, eu penso que ele está me seguindo, me julgando pelo meu receio. Ele é a Mona Lisa da literatura.

 

hamletHamlet, William Shakespeare.

Bem… Shakespeare!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Manu Hitz disse:

    Excelente post! Nunca pensei nisso, mas certamente já ‘senti’ isso, rs. Aqueles livros que, por alguma razão, olham pra gente, chama pra leitura e simplesmente adiamos…
    Adorei ver García Márquez na lista porque ele me chama muitas vezes, até adquiri um de seus livros em troca no Skoob, mas ainda está parado na minha estante.
    Acho que a sensação de demorar muito numa leitura me deixa inquieta, quero ler dois em vez de um.. a não ser que a leitura me consuma totalmente, me embriague em suas páginas. Aí vale um livrão. Mas tenho medo de livrão, rsrs (leia-se mais de 500 páginas…)

  • Vania disse:

    Oi Manu, obrigada pelo comentário! Garcia Márquez é muito bom e eu me arrependo de não ter terminado Cem Anos de Solidão ainda. Mas um dia eu leio, com certeza. Qual dele você está adiando a leitura?

    Olha, ultimamente se eu não consigo terminar um livro em dois dias, eu largo e deixo pra depois. Crise de ansiedade… então acho muito difícil algum conseguir me prender completamente. O que eu faço é que geralmente leio um livro físico e escuto um audiobook pra quando vou caminhar, cozinhar ou arrumar a casa. Aí dá um pouco mais certo. 🙂

  • Czar disse:

    Guerra e Paz no topo da minha lista! Os Miseráveis depois.

    E sobre Cloud Atlas: “Eu devo ter lido umas vinte páginas antes de escondê-lo atrás da estante. A cada dez palavras, cinco eram desconhecidas; o pouco que eu li me fez pensar que o autor escreveu o livro com um dicionário de sinônimos, escolhendo as palavras mais obscuras para as coisas mais simples.” – Achei a mesmíssima coisa! Que difícil de ler!

  • Greice Michele disse:

    Adorei esse TTT.
    Quero muito ler Les mis mas também tenho medo, principalmente porque os clássicos não me amam e eu não amo eles, sempre empaco, e o pior é que são 1000 e poucas páginas, aí eu compro e deixo parado não dá né. Vi somente o musical do ano passado e achei maravilhoso, chorei praticamente as 3 horas do filme, sou dramática rsrsr.
    A lista de Schindler também me espera. E a História de O também, morro de curiosidades de ler esse livro já que ele é muito diferente de 50 tons, não li nenhum da trilogia e queria ter um contato um pouco mais real que é o que espero Com O.
    E Shakespeare né! Sempre quis ler algo dele mas eu passo longe. Acho que a narrativa não vai me conquistar, mas se eu não tentar nunca vou saber, solicitei na biblioteca a compra de Romeu e Julieta e depois nem peguei pra ler, vergonha.

    Beijos, Greice.

  • Karen disse:

    Que post brilhante, Parceira! Menina, pode crer, tem uns livros que a gente tem medo. Aliás, eu fiquei com muito MEDO de verdade desse teu post e da tua lista. Só li a História de O aí e é um livro… difícil mesmo. No sentido de engasgar algumas vezes… difícil de digerir. Daí o que eu mais quero ler é mesmo O Mundo de Sofia. Mas cadê a coragem?

  • Michelle disse:

    Hahaha… esse TTT é ótimo! ‘Cem anos de solidão’ é meio complicado no início. Lembro que eu lia, lia, lia… e não tinha pausa e os personagens tinham o mesmo nome e eu não entendia nada. Depois acostumei e virou um dos meus 5 favoritos eternos e desde então quero ler todos os livros do Gabo. ‘Crime e Castigo’ é outro que me intimidava, mas encarei e venci! Não é dos mais simples, mas gostei bastante.
    Vou pensar na minha lista para postar, mas com certeza ‘Anna Karenina’ estará nela. Já vi 1 das versões cinematográficas e achei a história interessante, mas o tamanhão do livro me assusta.
    beijo!

  • Luana M disse:

    Eu sou doida para ler “Os miseráveis”, mas disse as mesmas palavras que vc: “Vocês já viram o tamanho desse livro? Ele é gigante!” haha E tbm concordo que o tamanho do livro não é motivo para tanto, mas eu tenho tanto livro para ler que eu penso “olha o tamanho disso, enquanto leio ele poderia já ter lido 10,20,30…” e acabo enrolando, mas um dia eu vou! rs

  • Manu Hitz disse:

    Oi, Vania, o livro que está na minha estante do Márquez é ‘O Amor nos Tempos do Cólera’ e vou adquirir o ‘Cem anos’ tb.

  • Lucy disse:

    Eu consegui ler O mundo de Sophia! \o/
    Na época eu li bem arrastado, mas foi legal, o livro é interessante e tirei a ideia dele para escrever minha primeira fic hahahaha! (mas não leria de novo XD)
    Shakespeare só se for em português e bem traduzido o.o’
    Dos que vc citou, Os miseráveis, Crime e Castigo e A nuvem atlas entrariam fácil na minha lista. Mas em casa já tenho o Guerra dos Tronos que é mais que intimidante, não apenas pelo tamanho (dos quatro livros que tenho), mas pela história mesmo. rsrs

  • Melissa de Sá disse:

    Adorei esse post. Muito bem-humorado e bem real.

    Eu também morro de medo de ‘Crime e Castigo’. Uma vez tive que ler pra faculdade, mas só cheguei em dois terços do livro. E o pior é que minha mente simplesmente apagou o livro da minha cabeça. Ou seja, eu não lembro nada da história. 🙁

    Livros do Kafka me intimidam e livros baseados em histórias reais: tipo a Lista de Schindler, que você citou, e O Diário de Anne Frank. Saio correndo deles porque sei que meu coração não aguenta.

  • Tâmara Moya disse:

    Oiiiieee
    Adorei a lista.
    Dessa, apenas O Mundo de Sofia e Crime e castigo eu li. E confesso que também tenho que concordar com vc!!! P/a mim foram livros complicados para ler…
    Bjus amore

  • Michelle disse:

    Respondi!
    Quem quiser ver, tá aí: http://resumodopera.blogspot.com.br/2013/07/top-ten-tuesday-top-10-livros-mais.html
    bjo

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem